22 de ago. de 2012

Mensagem anunciada no culto realizado na Igreja O Brasil Para Cristo – Jd.Villaça, em 10/06/12.


                              UMA NOVA HISTÓRIA – Juízes 11:1,2

 

O que é preconceito? O dicionário assim conceitua: “conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados; atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social, povos ou raças, grupos que seguem outras religiões.”

Temos, assim, o preconceito contra o baixo, o alto, o gordo, o magro, o pobre, o rico, o evangélico, o católico, e por aí vai.

Nesta Palavra, vamos conhecer alguém que foi vítima de preconceito logo desde o nascimento, mas que deu a volta por cima e se tornou um grande vencedor, sendo usado por Deus, abençoado e honrado. Mais: creio que através dela, alguns dos que a lerem, vão lembrar do preconceito que sofreram (ou sofrem) e também com a força de Deus, mirando no exemplo de nosso personagem, se tornarão também grandes vencedores.

Jefté, nome cujo significado é: “que Deus abra”, “que Deus liberte”. Parece até que o significado do nome representava um grito de liberdade de nosso personagem. Jefté era filho de uma prostituta com um homem que tinha outros filhos com sua mulher, ou seja, um filho “bastardo”, não legítimo.

Por este motivo, foi vítima de grande preconceito, sendo, inclusive, expulso de casa por seus “meio irmãos”. Notem, que, apesar de ser considerado um bastardo, ele também era filho, logo, tinha direitos, como os demais, e, mesmo assim, pelo preconceito, sofreu a dor e humilhação da expulsão de sua casa paterna.

Diante disto, Jefté ruma para uma terra distante, onde, além do desprezo e humilhação, convive com a solidão. Que quadro terrível!

Neste momento, imagino eu, que alguns dos que estão lendo esta mensagem, já estejam sentindo a agonia de Jefté, pois vivem em situação semelhante, e, por vezes, se sentem em uma terra distante. Para estes, tenho um recado de Deus: não importante o lugar que você esteja, não importa, sem em uma terra deserta se sinta, Deus está te olhando: “para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei de tua face? Se subo aos céus, lá estás, se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também.” (Salmos 139:7,8)

Quem é de Deus, mesmo discriminado, solitário, triste, em meio a lutas, nunca está sozinho, pois os olhos de Deus estão sobre ele!

Tempos após este acontecimento (a expulsão do lar paterno), Jefté toma conhecimento de uma batalha que afligiu seu povo. Para sua surpresa, familiares seus o convidam para participar, mas não como mero coadjuvante, mas sim como o comandante de seu povo. Deveria ele aceitar?

Nas olimpíadas de 1988, um patinador, diante de uma plateia de aproximadamente 20.000 pessoas, comete um erro, que ele mesmo assim descreveu:

“num segundo, a minha mão toca o gelo; a lâmina não segura. Começo a escorregar e, agora, compreendo: estou a cair! Tudo o que ouço é o estatelar do gelo e o suspiro empático do que parece ser um milhão de vozes.”

Naquele momento, o patinador tinha que decidir, em menos de um segundo, focar no erro, desistindo, ou continuar e fazer o seu melhor. Ele mesmo relata que: “naquele instante, veio à mente o texto: ‘ainda que caia, não ficará prostrado’ (Salmos 37:24). Diante disto, decidiu patinar de todo o seu coração, como ao Senhor. No fim da apresentação, a numerosa plateia, em êxtase, o aplaudiu, de forma especial, por sua coragem e determinação.

Não se esqueça: é na guerra que se forja o caráter do soldado. É na guerra, que se constrói um grande vencedor!

Jefté, então, aceitou o convite, liderando seu povo na batalha. O resultado? Deus o honrou grandemente, entregando a vitória. Após isto, governou Israel por mais seis (06) anos.

Não importa o preconceito com que tratam você, nem o que pensam a seu respeito. Não importa se você se sente em uma terra distante. Se confiar em Deus, se tornará, como Jefté, um grande vencedor!

Deus te abençoe!

 

No amor de Cristo,

 

Pr. Júlio Nascimento

 

Igreja O Brasil Para Cristo – Jardim Villaça

Avenida São Manoel, 403 - Jardim Villaça – São Roque – SP.

Reuniões

4as – 19h30min / Domingos – 19h00

Blog: obpcjdimvillaca.blogspot.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso perfil no Google

https://profiles.google.com/obpcjardimvillaca

O que vc procura nesse blog?