20 de ago. de 2012

Mensagem de Nazaré


DE NAZARÉ? – João 1: 46,47

Mensagem transmitida no culto realizado na Igreja O Brasil Para Cristo – Jd.Villaça, em 22/07/12.

Nazaré – vila insignificante da Galiléia. Natanel se prendeu ao lugar mais que a pessoa. Entendia que um lugar simples, sem destaque como aquele não poderia ser o escolhido para o nascimento do Messias, ou seja, desprezou aquele lugar.

O dicionário conceitua desprezar como: não dar importância, não fazer caso, não levar em conta, tratar sem respeito ou consideração.

Quem já não foi vítima de desprezo?

O desprezo, como aconteceu com Natanael, leva em conta o lugar do nascimento, a cor da pele e outros aspectos pessoais, e não o que há dentro das pessoas: o potencial, as qualidades. Ao invés de se maravilhar com o nascimento do Messias Prometido, o Senhor Jesus, Natanael se prendeu ao fato de o nascimento ocorrer em uma vila simplória.

Há um ditado que diz que não devemos julgar o livro pela capa. E é assim que Deus nos ensina. Mas há muitos que fazem assim. E isso não é de hoje.  Mas muitas vezes são surpreendidos.

-Albert Einstein ia mal na escola quando pequeno;

-Beethoven era praticamente surdo! Filho de um pai alcoólatra e de uma mãe tuberculosa;

-Galileu Galilei era cego!

Certamente foram desprezados por isso, mas se tornaram grandes e marcaram época!

Davi também foi desprezado pelo gigante que humilhava seu povo:

“E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.” 1 Samuel 17:42

No entanto, foi surpreendido, pois, pelo Poder de Deus, Davi o venceu:

“Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram. 1 Samuel 17:50-51

Jó foi desprezado, pois, apesar de ser o homem mais rico do mundo, em determinado momento, ficou em situação caótica, tendo perdido os filhos, a saúde, a esposa, os bens. Assim ele se sentia:

“Porque eu temia a grande multidão, e o desprezo das famílias me apavorava, e eu me calei, e não saí da porta.” Jó 31:34

Mas Ele tinha Deus e quem tem Deus, tem tudo! Tem esperança! Em seguida, Deus dá uma reviravolta na vida de Jó, o tornando ainda mais abençoado:

“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” Jó 42:10

Além de nos ensinar, o próprio Deus não nos julga pelo temos, de onde viemos, mas o que para Ele somos!

A Bíblia diz que Ele não tem preconceito:

Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11

E o Senhor revela que para Ele somos especiais. Toda a criação foi formada pela Palavra: (Gn.1:3,6,11...), mas o ser humano, de forma única:

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

Não somente o material do qual o homem foi feito, mas também seu conteúdo foi especial. Somos imagem e semelhança de Deus:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gênesis 1:26

Isso quer dizer que como Ele, temos caráter, personalidade, sentimentos, características que não se vê no restante da criação. Somos especiais!

O apóstolo Pedro confirma o pensamento de Deus a nosso respeito:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9

Para Deus somos especiais e é isso que importa!

Além de Deus nos considerar especiais, Ele é conosco, e isto faz toda a diferença!

Assim foi na vida de José. A diferença não foi seu porte físico ou inteligência, foi a presença de Deus:

“E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão.” Gênesis 39:2-3

Deus também está contigo!

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaías 43:2

“Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.” Salmos 91:15

“O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Salmos 46:11

Podem falar o que quiser a seu respeito. Podem perguntar: mas de São Roque pode vir alguma coisa boa? Mas essa pessoa, ele, ela, podem fazer alguma coisa boa? O que importa:

Você é especial para Deus!

Deus está contigo!

De Nazaré sai coisa boa, sim! De São Roque, sai coisa boa também! De você saem coisas boas e continuarão saindo! Então levante a cabeça! Você é filho de Deus! Você pode chegar longe, alcançar, conquistar! Siga adiante!



Deus te abençoe!

No amor de Cristo,



Pr. Júlio Nascimento



Igreja O Brasil Para Cristo – Jardim Villaça

Avenida São Manoel, 403 - Jardim Villaça – São Roque – SP.

Reuniões

4as – 19h30min / Domingos – 19h00

Blog: obpcjdimvillaca.blogspot.com

Email: julionascimento2@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso perfil no Google

https://profiles.google.com/obpcjardimvillaca

O que vc procura nesse blog?